top of page

Título do artigo

Numa altura em que os nossos educandos se começam a preparar mais intensivamente para as várias provas de avaliação sejam elas testes intermédios ou exames de fim de ciclo, optamos muitas vezes por comprar auxiliares de estudo para que se consigam preparar melhor.

 

Esses auxiliares estão organizados com provas semelhantes às provas aplicadas pelo ministério às quais muitas vezes são adicionadas as provas oficiais aplicadas nos vários anos letivos. O que muitos encarregados de educação desconhecem ou talvez não se lembrem é que o próprio ministério disponibiliza gratuitamente todas a versões das provas anteriores bem como os critérios de correção. Se bem que os alunos não devam limitar o seu estudo apenas resolvendo os exercícios dos anos anteriores, é importante saber o tipo de exercícios que costuma aparecer, os critérios para a correção dos mesmos exercícios e os aspetos que são penalizados nas respostas dadas. Assim, uma forma de gastar menos uns euros é usar o material disponibilizado gratuitamente pelo Instituto Avaliação Educativa (IAVE).

 

Este material pode ser descarregado ou consultado no endereço (http://bi.iave.pt/exames/) permitindo aos alunos “ensaiar” o seu desempenho nas provas. A única ressalva é que alguns dos programas podem ter sido alterados ao longo dos anos e por isso é necessário algum cuidado aquando da resolução de testes muito antigos (mais de 5 anos). No entanto, estas situações serão pontuais.

 

Como encarregada de educação tenho usado este recurso frequentemente e verifico que o facto de os meus educandos irem para as provas com a confiança de que já resolveram uma prova idêntica com sucesso é menos um fator de stresse potencia o seu desempenho. Explorem um pouco o sitio da internet e verificarão que existem alguns outros materiais de apoio ao estudo bem como toda a informação oficial sobre as provas desde datas a relatórios sobre resultados de provas anteriores.

 

Quem não tem acesso à internet em casa ou no local de trabalho pode sempre usar os acessos das bibliotecas municipais ou escolares bem como o espaço internet disponibilizado pela autarquia. Quaisquer outras dúvidas no acesso podem ser colocadas junto dos técnicos do GAAF ou por email para apeanelas@gmail.com.

bottom of page